sábado, 24 de outubro de 2009

Palestra de Pe.Fábio (SDB) – XIV FESTIVAL DA JUVENTUDE DE SALESIANA

Por: Leonardo Neves*
Neste sábado, 24 de outubro, por volta das 10:30h da manhã, o XIV festival da juventude Salesiana do Nordeste, com o tema “Família Salesiana em marcha contra a violência juvenil”, contou com a colaboração e a alegria contagiante do Pe. Fábio, Salesiano Dom Bosco (SDB), que aprofundou o tema deste ano. Ainda motivados pela frase “A juventude quer viver”, os jovens cantaram e dançaram alegremente ao som das canções “Viver e não ter a vergonha de ser feliz, e É preciso saber viver”.

Na ocasião, ainda foram apresentados números da realidade juvenil no Brasil, referente a assassinatos, desemprego e presídios. Segundo Beninha Silvestre, 16 anos, da cidade de Baturité/CE, o festival está sendo perfeito, todos os jovens estão adorando. “Cada jovem expressou com as músicas o que sente, o que quer pra vida”, comentou a jovem. Já Manoel Filho, também de 16, Juazeiro do Norte/CE, afirmou que é apaixonante, ,maravilhoso o evento. “É impressionante ver que os jovens interagem entre si, glorificando a obra de Dom Bosco que foi um grande homem”, declara Manoel.

Ao encerrar com a canção Jesus Cristo, Pe. Fábio disse aos jovens: “Continuem dando a vida pela juventude e pela salvação”.

*Missionário da Comunidade Obra de Maria / CONVIDADO DO EVENTO

Veja fotos no nosso album do Flickr:
http://www.flickr.com/photos/salesianosnordeste/

Antes da Palestra:

1ª MISSA DO 14º FETIVAL DA JUVENTUDE SALESIANA

Sharlon S. de Lucena*

A Santa Missa ocorreu no Santuário do Sagrado Coração de Jesus - Colégio Salesiano.Foi presidida pelo Pe. João Carlos Ribeiro, inspetor e concelebrada por diversos padres salesianos; estavam presentes quase 1000 jovens.

Ao longo da celebração eucarística, foi destacada a importância da mesma para o evento, que tem como principais metas a serem atingidas: a alegria, o respeito, a amizade e amais significativa, que é a oração. Ao longo de sua homilia, o inspetor, destacou alguns pontos importantes e fez perguntas aos jovens relacionadas com o tema do festival: “Família salesiana em marcha contra a violência juvenil”. Dentre essas perguntas, um ajovem de Baturité-CE respondeu sobre o porque da existência de tanta viollência: “hoje, as drogas sejam as licitas ou ilícitas, a prostituição, a vida fácil e sem compromisso, a desvalorização familiar; são muito presentes em nossa sociedade e todos estes elementos geram violência.” Pe. João finalizou sua homilia, destacando a importância dos jovens cristãos serem comprometidos com outros jovens; para que pelo testemunho de vida possam evitar qualquer tipo de violência.

Após a comunhão, o Pe. Natale Vitali, conselheiro regional cone-sul da congregação, salesiana foi calorosamente acolhido e, ao falar à juventude, destacou a necessidade de jovens que queiram consagrassem à Deus pela salvação da juventude, sendo salesianos, salesianas ou membros da família salesiana. E finalizou dizendo: “vocês são o tesouro da nossa Inspetoria do Nordeste.” Encerrando o ato litúrgico, houve a solene benção de Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos e todos se encaminharam para o teatro Dom Bosco, para a palestra.

*Pré-noviço Salesiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário