sexta-feira, 23 de outubro de 2009

XIV FESTIVAL E JOVEM PROTAGONISTA

A Semente plantada e irrigada produziu frutos e transformou-se em uma bonita floresta. Nela, outras tantas sementes são lançadas e crescem velozmente, desta forma o sonho de Dom Bosco nunca morrerá.

Quem de nós não conhece a história de Dom Bosco? Quem diria que uma criança, órfã de pai, de família muito pobre, morando no campo e com um irmão muito difícil, que não queria que ele estudasse, chegasse aonde chegou.

Um menino pobre e sem estudos torna-se um homem forte e de uma inteligência admirável. Sua capacidade de atrair a atenção de todos e direcioná-la para o jovem pobre e abandonado provoca admiração em todas as classes sociais, em todas as partes do mundo.

Papas, reis, rainhas, governantes, homens e mulheres, ricos e pobres, adultos, jovens e crianças o reverenciaram em vida, e após a morte, continuam admirados com tamanha grandeza do Santo Dom Bosco e dos seus filhos e filhas, de toda a família salesiana.

Corações, sorrisos, abraços, portas... são abertos a cada dia para acolher e amar os jovens. Enquanto existir um salesiano(a), membro desta belíssima família sobre a terra, o jovem não poderá sentir-se sozinho ou abandonado.

Temos um grande e riquíssimo patrimônio espiritual deixado por nosso Pai Dom Bosco. Ele convoca e atrai multidões de jovens e adultos para este compromisso e missão. Muitos destes convocados se tornaram fundadores e grandes árvores, a família continua crescendo a cada dia e por todas as partes do mundo, os jovens encontram no coração da imensa família salesiana, lugar privilegiado.

Celebrando o XIV Festival da Juventude Salesiana, atendemos ao convite do Reitor-Mor: “EMPENHEMO-NOS POR FAZER DA FAMÍLIA SALESIANA UM VASTO MOVIMENTO DE PESSOAS PARA A SALVAÇÃO DOS JOVENS”. É isto que o Festival da Juventude Salesiana deste ano pretende ser. Nosso festival 2009 quer indicar a cada jovem que também ele faz parte desta família, também ele poderá fazer a diferença na sua família, na escola, paróquia, comunidade, sendo um santo do seu tempo, com sua história, construindo um mundo de paz.

Neste XIV Festival, com a experiência das tendas, queremos dizer a cada jovem que o sonho de Dom Bosco, Madre Mazzarello, salesianos e salesianas torna-se realidade a partir do momento em que eles se abrem á graça de Deus. Como ontem, o jovem de hoje também é chamado a fazer parte deste projeto. Os heróis do nosso tempo são cada um deles.

Crenças, medos, inseguranças acompanhavam os primeiros passos dos filhos e filhas de São João Bosco, mas a confiança na Mestra, Nossa Senhora Auxiliadora, deu-lhes todo o impulso necessário para que os pequenos e grandes projetos se tornassem realidade. Hoje, a Família salesiana faz a diferença na Igreja e na Sociedade mundial. Não mudaram o mundo, mais o tornaram mais humano e habitável, mostraram com a vida que tudo é possível quando se abre ao bem e à graça de Deus. O menino, o jovem, o homem, o Padre Bosco tornou-se fundador e Santo, como também pai de uma grande família, vasto movimento para a salvação da juventude.

Santos de chuteira, calção, camiseta, boné, máquina digital, organizador de blog, com guitarra na mão, atabaques, bateria; nas ruas, nas favelas, campos de futebol, escolas, faculdades, paróquias, em todos os espaços, lugares e nas mais diversas atividades pode-se encontrar um salesiano ou membro da família salesiana; isto não é surpreendente? Isto não é uma verdadeira revolução? Qual o jovem que não poderá se sentir bem ao lado de um salesiano, desta maravilhosa família?

Atuando desta forma, nestes espaços e com estes mecanismos, não teremos inveja de ninguém. Nossa proposta para os jovens atende a todos os requisitos para uma vida santa e feliz. Enfim, como protagonista da história e de um mundo melhor, queremos convocar cada jovem, participante ou não do nosso XIV festival, a olhar para nossa história e refletir se não é chegada a sua hora de tornar-se também um protagonista, membro vivo e atuante da nossa família.

Pe. Gilberto Antônio da Silva, SDB

Delegado Inspetorial da Pastoral Juvenil

Nenhum comentário:

Postar um comentário